O All England Lawn Tennis Club recentemente publicou essa proposta de Plano Diretor para Wimbledon elaborado por Grimshaw Architects, com o escritório de arquitetura paisagística inglês Grant Associates. Alcançando o primeiro lugar do concurso, essa visão reflete a longa história dos campeonatos e ressalta a posição de Wimbledon como principal evento de Grand Slam.
O projeto para o futuro do local cria um quadro orientador para a o desenvolvimento do clube para os próximos dez a vinte anos. Agregando ao planejamento de longo prazo do clube, a proposta visa a apreciada tradição e o caráter da região.
Partindo desses aspectos e ao mesmo tempo respondendo a alguns dos desafios por eles impostos, determina uma reconfiguração radical no pensamento e na conformação do terreno para otimizar seu uso. Três novas quadras de grama são implantadas a norte da Quadra n°1 amenizando o congestionamento nas regiões central e sul.
A Quadra n°1 será remodelada para receber uma nova cobertura retrátil que permitirá a realização de partidas independentemente do tempo. Também são criadas novas áreas de recepção, substituindo as provisórias instaladas ao sul dos campos e aproveitando vistas espetaculares do entorno das quadras.
Uma nova caracterização paisagística aperfeiçoa e define áreas abertas e contribui com a inserção do "tênis em um jardim inglês". Acessos são redesenhados com uma melhor distribuição dos estádios, edifícios principais e entradas. Uma série de áreas com aspectos distintivos conectam e coreografam os vários espaços,e enriquecendo a experiência do visitante. Isso irá, sobretudo, criar um percurso narrativo único para frequentadores, jogadores e membros.
O paisagismo ainda cotará com passeios, topiarias, paredes verdes e pérgolas vegetadas, pavimentações diferenciadas, áreas de exposições, plantio e arborização qualificados e espaços ajardinados temáticos.